Eis uma decisão tomada, que vou fazer força para conseguir não recair.
Vou, por agora aos poucos, trocar a televisão pela rádio. O objectivo será deixar de ver televisão, em especial os noticiários e os programas fúteis e trocá-los por uma rádio da região.
Esta era uma ideia de há já algum tempo, mas desta vez é para seguir com ela.
Os noticiários passados pela RTP, SIC e TVI são algo que eu caracterizo como nojento, pessimista, fora da realidade, alarmista, influenciável e do conjunto de noticias somente uns meros 15/20% são de facto interessantes e contribuem para a minha vida.
Assim sendo, vou passar a ouvir as noticias da região, passadas pela rádio da região também e das quais 70/75% têm de facto interesse. É uma forma de aproveitar melhor o tempo, pois são também noticias mais curtas e concisas que as da TV.
Além do mais, surpreende-me que em noticiários de 2h apenas o que de mau e ruim aconteceu no mundo é mostrado e o que de bom aconteceu, os casos de sucesso, noticias que nos fazem levantar a cabeça são reduzidas a meia dúzia de minutos, por vezes segundos.
Cada vez mais creio que a única forma de fazer passar uma boa noticia por bastante tempo, como a abertura de uma fábrica é se alguém for decapitado na sua abertura! Isso sim aparecerá vezes sem conta como "Decapitado na abertura da fabrica XYZ".
As noticias da região chegam?
Qualquer pessoa que goste de andar informado, estes noticiários não chegam, mas para o resto serve a internet, na qual se dá o tempo devido ás noticias que mais nos interessam e outras estupidamente desinteressantes, até mesmo para o menino Jesus caso nascesse agora, nem são abertas sequer!
As rádios locais não são só para "velhos"?
Bem depende das rádios. Há actualmente, em todo o lado rádios que evoluíram com os tempos, mas não deixaram de ser rádios locais. Boas rádios, com bons animadores e bons jornalistas não têm de ser obrigatoriamente rádios "não regionais". 
É uma opção que aconselho vivamente todos a experimentar durante um dia.
Hoje foi o meu dia de acomodação e acho fantástico que em cerca de 30min de noticiário ouvi tudo o realmente me interessa na região e ao longo do dia vai passando anúncios feiras, festas, informações de deslocação, anúncios de lojas/armazéns que nem sabia que existiam, etc...

Experimentem ;)
Vão ficar mais interessados do que aquilo que possam pensar!

3 Responses so far.

  1. Se tivesses o FOX e o AXN, mais o hollywood depressa mudavas de opinião. Ou então somando o canal Discovery e variantes cientificas até choravas por mais :)

  2. Ou se vivesse num país de jeito...

    Googla aí, TDT Espanha ;).

  3. PS: em caso de catástrofe, só funciona o rádio a pilhas :D

    Não fossemos nós os rádio amadores que pensam que o fim do mundo é amanhã! ahaha

Enviar um comentário