Com a chegada de mais um Concurso Pontes de Esparguete (a realizar a 4 de Dezembro, na UBI), faz todo o sentido descrever aqui este projecto.
Trata-se de um sistema de medição de força (peso) projectado e construído há cerca de um ano e o mesmo já foi utilizado no ultimo concurso. O recorde foi atingido, tendo uma ponte com 350gr de esparguete, aguentado um peso de 167Kg!
O objectivo é medir a força (peso) exercida do tabuleiro da ponte construída em esparguete, tendo um registo continuo e classificando o peso máximo suportado.

A resolução do sistema de medição deverá ser a máxima possível sem que isso venha complicar desnecessariamente o projecto, no entanto considera-se resolução mínima aceitável 500gr para um peso de 250Kg. Na verdade, com alguma mestria, foram conseguidos cerca de 50gr de resolução mínima, mas será explicado em artigos futuros.
Posteriormente os valores resultantes da medição devem ser filtrados enviados para um computador que fará a projecção, para a plateia, da carga exercida na ponte.
Mas uma coisa de cada vez!
Para medir o peso exercido na ponte é utilizada uma célula de carga do tipo "S", como ESTA.
O video seguinte ilustra em maior pormenor o funcionamento de uma célula de carga. Ela possui 4 extensómetros (2 à compressão e 2 à tracção para maximizar a diferença de potencial), numa Ponte de Wheatstone.


A diferença de potencial na saída da célula é de 2mV por cada volt de alimentação e a uma carga de 250Kg. Ou seja, com uma alimentação máxima de 15V e uma carga de 250Kg, a ddp é de apenas 30mV (2*15). Apenas  120uV por cada Kg!!!

Nos artigos seguintes será descrito os passos realizados em seguida até à conclusão do sistema totalmente funcional.

1 Response so far.

  1. O que pretende em concreto?

    Entre em contacto através de cs7aek@gmail.com

Enviar um comentário