Esta manhã a procura foi pelo diodo "ideal" para mais um projecto, na loja Ledistrónica.
Vou escrever, assim que possa, um artigo acerca de um pedido muito interessante, vindo de um membro do fórum METEOPT.
Acerca do problema vou falar noutro artigo, mas a solução que eu encontrei necessita de um diodo que corte a uma tensão mais baixa (como é o caso dos de germânio) e que consiga ser percorrido por no minimo 500mA.
Afastei de lado os diodos de germânio, devido ao preço e há pouca disponibilidade e comecei a procurar melhor nos de silício.
Após consultar datasheets do 1N4003, 1N4448, 1N4936, etc..., e quando percorridos por 500mA têm praticamente todos quedas de 1V ou mais.
Não dá muito jeito, quando se está a trabalhar de pequenos painéis solares com 2.2V.
Moral da história: há limitações que não podem ser ultrapassadas, mas podem ser contornadas. Se não se pode trocar o diodo, então talvez se possa alterar ligeiramente o circuito.

Não percam os próximos desenvolvimentos.

2 Responses so far.

  1. O que estás à procura é um díodo Schottky. Por exemplo o vulgar 1N5817 a 500mA a queda será inferior a 0.4V pelas datasheets.
    Mas há alternativas com perdas ainda menores, usualmente com MOSFET, ideais para solucções low-power. Por exemplo: http://digital-diy.com/general-electronics/452-draft-mini-tip-diode-without-a-voltage-drop.html
    Mas cuidado com o Vgs(th) do MOSFET.





  2. É isso mesmo!

    No entanto já resolvi o problema...
    Há 2 pequenos painéis e apenas 1 estava ser usado. Vou colocar os 2 em série (pois trata-se de um todo de um RS da Davis que já alberga os 2 paineis) e tirara tensão suficiente para fazer o que pretendo.

    Vou usar um BD135 para ter uma corrente constante e carregar uma pilha de Ni-MH 1,2V.
    O painel fornecerá corrente suficiente para carregar a pilha e em simultâneo ter uma ventoinha a trabalhar.

    No entanto assim que tenha tempo já exponho o problema de forma mais clara e com algumas ilustrações....


    Obrigado pelo comentário e pelo link!
    Não conhecia essa forma de rectificar com um MOSFET. Se o Vgs ultrapassar os 15V (costuma andar por aí), tem de se inventar com um zener... lembro-me de ver algo aí pela net com pontes H, em que o motor trabalhava a 24V.



    Obrigado mais uma vez.


    Cumprimentos

Enviar um comentário