Como já tinha dito AQUI, andava a trabalhar num outro pequeno projecto para o actioman do METEOPT, mas a falta de tempo, impossibilitou-me de vir aqui documentar, pelo que ficará tudo explicado nos próximos artigos.
O problema era que a estação Davis Vantage Pro2 Plus, na versão cabo, não vinha com FARS 24H, ou seja, não permite a passagem forçada de ar (com recurso a ventoinha) 24h por dia, mas sim somente quando há Sol, através dos painéis solares.
Uma vez que tem 2 painéis solares ao dispor, a solução passa por construir um circuito que utilize a potencia máxima dos paineis, para que a ventoinha continue a rodar e que consiga carregar uma comum pilha de 1,2V de Ni-MH.
Cada painel tem uma tensão de saída de 2,2V e a capacidade de produzir até 400mA. A ventoinha necessita de cerca de 1V com 100mA para girar normalmente.

Acerca das pilhas de Ni-MH, já tinha falado num outro projecto: ver AQUI.
Devem ser carregadas com uma corrente "constante" e o recomendado é cerca de 0,1C (ou seja, 10% a sua carga total).
Sabendo isto tudo há que pensar num circuito que controle a corrente que entra na pilha, de forma a que seja sempre a mesma (obviamente nas mesmas condições de iluminação).
Uma forma de não complicar demasiado o circuito e saber que tudo vai funcionar é recorrer a uma fonte de corrente usando um transistor.
Quem quiser colocar alguma leitura em dia pode dar uma vista de olhos nesta página, com tudo bastante bem explicado:

0 Responses so far.

Enviar um comentário