Já era altura de conseguir algum tempo para montar este circuito numa veroboard e livrar a breadboard para outras ideias.
Em baixo podem ver um registo fotográfico das várias fazes da montagem.
Além do circuito original, adicionei ainda um relé, comandado também pelo MCU, mas que momentos após ligar o MP3 possa accionar a PTT do rádio e este faça a transmissão.
Coloquei também um LC, antes do LM317, para filtrar possíveis perturbações que venham pela alimentação (dado que será a mesma que a do rádio).
Eu tudo o resto permaneci fiel ao que mostrei no video da parte 6.

2 Responses so far.

  1. David, não deverias passar os fios por um orifício antes de os soldar, para aliviar a soldaduras? Tenho visto inclusivamente dois furos antes do ponto de soldagem, de forma a que o fio fique completamente preso na placa.

  2. Não entendi muito bem...

    Todos os fios passam por orifícios e são soldados no outro lado.

    Embora não esteja bem a ver ao que se quer referir, penso que seja em placas cujos fios lá colocados têm alguma mobilidade (conectores em pilhas, garras, etc...). Nesse caso pode-se preferir soldar na pad seguinte à de onde entrou o fio.
    Ainda assim não gosto, pois nesses orifícios o ângulo a que se sujeita o fio, faz com que ele parta. Prefiro dar uma cobertura com cola-quente na face dos componentes para não colocar em ângulos que levem ao corte e também para lhe dar mais firmeza à vibração.

Enviar um comentário