O que é?
Esta técnica permite resultados bastante satisfatórios com um custo bastante baixo.
É aplicado a sistemas térmicos que utilizam a temperatura do ar ambiente exterior para arrefecerem um elemento de refrigeração - líquido, sólido ou gasoso - sem o auxílio de máquinas frigoríficas ou de máquinas activas (AC's).
Existem várias formas de implementar este sistema de arrefecimento. A mais simples que já vi consistia apenas em apenas 2 sensores, um pequeno circuito controlador e um ventilador.
O modo de funcionamento era bastante básico, mas eficiente. Algumas estações de comunicações móveis (normalmente aquelas "casinhas" perto das torres de RF) utilizam-no para arrefecer os seus emissores. Basta que a diferença de temperatura entre o exterior e o interior seja negativa, ou superior a uma determinado valor, para que seja accionado o ventilador e se arrefeça o interior do edifício.
Claro que em "competição" com os sistemas activos, a nível de dissipação ele perde, no entanto a longo prazo o consumo de um sistema activo pode pagar 3 ou 4 sistemas free cooling.
PS: Lembrei-me ainda de um sistema que quase todos temos e nem associamos ao free cooling. Um computador, quando tem as suas ventoinhas a trabalhar, parte do principio que o ar exterior é mais fresco que o interior e bombeia ar para dentro com o intuito de arrefecer toda a electrónica.
O recente e muito falado Data Center da PT na Covilhã vai utilizar muito este sistema para poupar uns euros valentes :D.
Para mais info, clicar AQUI.
0 Responses so far.
Enviar um comentário