Hoje foi um dia complicado por estes lados.
Devido ao mau tempo que se fez sentir por Portugal, houve uma quebra na distribuição da rede eléctrica e fiquei sem electricidade em casa entre as 12h ate por volta das 22h.
Compreendida neste intervalo de tempo ficou a hora de jantar... que é bastante complicada sem luz :D.
Como estes casos nunca costumam demorar tanto tempo, não estava preparado para obter uma fonte de luz capaz de me iluminar enquanto jantava.
Eis que me lembrei de construir algo o mais rápido possível e simples, pois já escurecia e já estava a ver o "teatro" que ia ser jantar ás escuras ou à luz das velas.
A primeira imagem mostra o que eu utilizei: um multímetro, alguns metros de fio, um alicate descarnador e uma lampada médios/máximos de carro. Construção mais simples não podia haver... ligar a lampada (com o filamento dos médios) ao cabo e a outra ponta directamente na bateria do carro.
Aproveitei para fazer a medição de corrente (que resultou em 4,5A) e daí fazer a estimativa de quanto tempo poderia estar com a lampada ligada... cerca de 20h (bateria de 90A), que obviamente não seriam necessárias.
O importante é que não tive de jantar nem à luz das velas, nem como "os burros no palheiro" eheheh.

3 Responses so far.

  1. Por aqui também foi tudo. Sem luz, net, telefone, telemóvel ia e vinha, enfim, a protecção Civil na minha opinião não pintou o caso como deve ser á população...

    Montes de cenas partidas, chapas de zinco, só prejuízo...enfim, nem o tempo ajuda esta desgraça de país.

    O que me vale é a quantidade de pilhas recarregáveis que aqui vai e as lanternas por ali espalhadas na garagem. Agora tu a improvisar, és mesmo um artista :)

    73,

    CR7AEL

  2. Se interligares 5 limões já consegues acender um LED, agora imagina quantos limões seriam precisos para ligar um aquecedor? xDD

  3. @ Luís, aqui a situação era semelhante...

    A unica lanterna a funcionar correctamente era aquela de 7W que te mostrei e nada mais. É que nem velas esta gente tinha em casa!

    Eu lembrei-me de ti por causa daqueles pensamentos de fim do mundo..., andava aqui a pensar "olha o Luís deve ter luz de certeza! Já deve ter ligado lá as pilhas todas e tal e está no rádio de certeza!" eheh.

    Este sistema já está ali guardado numa caixinha, para a próxima. Meti-lhe ainda uns 7/8m de fio e foi o fim de uma bobina! A lampada vou de um farol partido que tínhamos ali arrumado e, adivinha, os máximos estavam fundidos!
    Foi tudo no "limite" eheheh


    @ Gonçalo Oliveira: eu tenho aqui uns LED's que nem preciso de grande coisa... basta tocar-lhes no sitio certo com dedo e eles acendem ligeiramente :).

Enviar um comentário