As agências espaciais norte-americana e europeia (NASA e ESA) deram a conhecer em conferência de imprensa os detalhes da cooperação do programa de voo tripulado Orión, que a NASA quer levar a cabo a partir de 2017.
A nave contará com um módulo de serviços semelhante aos ATV (Automated Transfer Vehicle, Veículo de Transferência Automatizado) que fabrica a ESA, que proporcionará propulsão e energia à nave e transportará uma carga de oxigénio, água e outros elementos de apoio à vida dos astronautas.
A ESA informa que o módulo será 
um cilindro de 2,7 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro. Além disso, a missão da ESA nesta missão inclui o aperfeiçoamento da configuração dos painéis solares dos cargueiros ATV.
O painel solar, um pouco mais curto
e mais largo, utilizará a tecnologia de arsenieto de gálio para fornecer electricidade até 11 kW, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas de uma missão com estas características. Estes painéis oferecerão uma eficiência de 30 por cento na conversão de energia solar (os actuais que convertem apenas 17 por cento).

Esta missão tinha sido cancelada pelo presidente norte-americano Barak Obama em 2010 por falta de condições financeiras, tendo sido, no entanto, retomada um ano mais tarde, em versão o mais low cost possível.
NASA quer fazer um primeiro voo experimental não tripulado em 2017, o que significa que a ESA terá de entregar o módulo um ano antes. Depois da experiência, o ATV e Orión vão dirigir-se para a Lua. Espera-se também que este seja este o veículo que levará o ser humano a pisar pela primeira vez um asteróide e depois Marte.


0 Responses so far.

Enviar um comentário