Cá está a PCB já feita e com os componentes soldados.
Veio sem dúvida resolver alguns problemas de ligações na breadboard, podendo esta placa ser colocada na vertical junto de uma breadboard para se fazerem as outras ligações.
O autocolante em cima com a identificação dos pinos vem ajudar a dar mais rapidez na colocação dos fios.
PS: esta placa já foi implementada e o MCU já está a correr com um algoritmo para corrigir o movimento de um pequeno robô. Quando tiver algum tempo já coloco fotos.
PS: com os devidos e merecidos agradecimentos ao Diogo Correia, por tão prontamente se ter disponibilizado a corroer a PCB, para a cadeira de Robótica. 

Com sorte e se os CTT não falharem, o postal em baixo ficará famoso dentro de alguns dias... possivelmente lá por volta do dia 4 de Fevereiro.
Foi enviado para o Dave Jones, do EEVblog, que é um apreciador de postais e um louco por electrónica!
Os vídeos dele são autênticas aulas e este foi o meu contributo para que ele continue o bom trabalho.

10 mil visualizações

Postado por David Martins às 02:30 0 Comments

É com enorme satisfação que vejo este blogue atingir em 5 meses mais de 10 mil visualizações!
Obrigado a todos, pois embora não comentem nem digam nada, a vossa visita faz com que tenha ânimo para continuar :D.

Este blogue conta com mais uma importante parceria, a Ledistrónica.
Vem trazer algumas vantagens para as engenhocas, pois todo o apoio é bem vindo.
De louvar a rapidez de resposta e espantosa disponibilidade em apoiar!
Para quem não conhece, aqui fica o logotipo e clicando nele têm logo acesso ao site.

A necessidade de urgente de ter uma board do tipo "arduino", mas com a qualidade de um PIC18F, fez com que resultasse no desenho em baixo. Preciso de fazer um controlador para um robô e preciso fazer as ligações o mais rápido possível.
A placa é muito simples e destina-se a todos os PIC compatíveis, com os pinos de alimentação, pelo menos, com o PIC18F4431 (como é o caso do PIC16F887).
O circuito em baixo foi feito muito à pressa, pelo que não tem o melhor dos aspectos....

Como disse AQUI, no último artigo do sinalizador, o MP3 queimou devido a causas que não consegui determinar. No entanto penso que ele já não vinha nas melhores condições (pelo preço...).
O anterior, tal como falei AQUI, ia precisar de um filtro passa alto, devido a um ruído de fundo bastante estranho semelhante a uma batida a cada 500ms (2Hz).
Mas como queimou, comprei então um novo MP3, em tudo semelhante ao anterior, mas este já não tem qualquer defeito na reprodução de áudio. Agora o som sai claro e sem ruídos estranhos.

Vale a pena ver.
Algo que vai contribuir fortemente para a mudança do mundo tecnológico tal como o conhecemos...
Vídeo encontrado pelo amigo Weber Calixto.
The Super Supercapacitor | Brian Golden Davis from Focus Forward Films on Vimeo.

Por apenas 1.55€, estanque e com 4 parafusos.
Optimo para alojar as nossas engenhocas electrónicas. Sempre tive dificuldade em arranjar uma caixa para alojar os circuitos, mas estas caixas têm-se mostrado excelentes opções.
Para quem quiser "embelezar" um bocadinho mais o resultado final, deixo ainda este link bastante bom e com uma ideia original:

Hoje foi um dia complicado por estes lados.
Devido ao mau tempo que se fez sentir por Portugal, houve uma quebra na distribuição da rede eléctrica e fiquei sem electricidade em casa entre as 12h ate por volta das 22h.
Compreendida neste intervalo de tempo ficou a hora de jantar... que é bastante complicada sem luz :D.
Como estes casos nunca costumam demorar tanto tempo, não estava preparado para obter uma fonte de luz capaz de me iluminar enquanto jantava.
Eis que me lembrei de construir algo o mais rápido possível e simples, pois já escurecia e já estava a ver o "teatro" que ia ser jantar ás escuras ou à luz das velas.
A primeira imagem mostra o que eu utilizei: um multímetro, alguns metros de fio, um alicate descarnador e uma lampada médios/máximos de carro. Construção mais simples não podia haver... ligar a lampada (com o filamento dos médios) ao cabo e a outra ponta directamente na bateria do carro.
Aproveitei para fazer a medição de corrente (que resultou em 4,5A) e daí fazer a estimativa de quanto tempo poderia estar com a lampada ligada... cerca de 20h (bateria de 90A), que obviamente não seriam necessárias.
O importante é que não tive de jantar nem à luz das velas, nem como "os burros no palheiro" eheheh.

São muitos os anúncios do género "Economizador de Energia - POUPE ATÉ 40% na sua Factura EDP", aparecem em qualquer site de leilões/vendas online.
Meu Deus!!! Até 40%???
Após ter visto mais um desses anúncios e saber que não se fazem milagres nesta área, preparava-me para fazer um artigo sobre o seu funcionamento, mas a simples procura na internet por "Economizador de Energia", levou-me de imediato até uma página da DECO.
Podem clicar AQUI, para aceder à página, que merece os minutos dispensados na sua leitura.
Algumas citações interessantes:
Eco Saver G-NER-G alega proteger os eletrodomésticos das flutuações de corrente.
... realizámos testes para verificar o consumo de um aspirador e de um micro-ondas ... Verificámos que a potência consumida é superior e a fatura não diminui.
... ligado à corrente, o G-NER-G revela um consumo significativo, idêntico ao de uma ventoinha.
Abrimos o dispositivo para analisar e não vislumbrámos nenhuma tecnologia revolucionária: é composto por um condensador, duas luzes e um circuito elétrico básico.
... medimos 100 volts nos terminais do economizador. Se o utilizador tocar nos terminais, pode ser vítima de uma descarga elétrica considerável.
Infelizmente não consegui uma imagem ou esquema do circuito "mágico" utilizado nestas caixinhas que se dizem milagrosas... para quem as vende :D.

As agências espaciais norte-americana e europeia (NASA e ESA) deram a conhecer em conferência de imprensa os detalhes da cooperação do programa de voo tripulado Orión, que a NASA quer levar a cabo a partir de 2017.
A nave contará com um módulo de serviços semelhante aos ATV (Automated Transfer Vehicle, Veículo de Transferência Automatizado) que fabrica a ESA, que proporcionará propulsão e energia à nave e transportará uma carga de oxigénio, água e outros elementos de apoio à vida dos astronautas.
A ESA informa que o módulo será 
um cilindro de 2,7 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro. Além disso, a missão da ESA nesta missão inclui o aperfeiçoamento da configuração dos painéis solares dos cargueiros ATV.
O painel solar, um pouco mais curto
e mais largo, utilizará a tecnologia de arsenieto de gálio para fornecer electricidade até 11 kW, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas de uma missão com estas características. Estes painéis oferecerão uma eficiência de 30 por cento na conversão de energia solar (os actuais que convertem apenas 17 por cento).

Esta missão tinha sido cancelada pelo presidente norte-americano Barak Obama em 2010 por falta de condições financeiras, tendo sido, no entanto, retomada um ano mais tarde, em versão o mais low cost possível.
NASA quer fazer um primeiro voo experimental não tripulado em 2017, o que significa que a ESA terá de entregar o módulo um ano antes. Depois da experiência, o ATV e Orión vão dirigir-se para a Lua. Espera-se também que este seja este o veículo que levará o ser humano a pisar pela primeira vez um asteróide e depois Marte.


Ontem montei tudo na breadboard fiz os primeiros testes e tudo funcionou bem.
Hoje ao ligar a fonte, com tensão e corrente controladas, ainda funcionou... mas por burrice minha, após montar o regulador (um LM317) aumentei a tensão para 10V e intuitivamente coloquei no rail de alimentação... rail esse que deveria ter apenas 4,1V (tensão em que o MP3 funciona melhor).
Felizmente o PIC estava desligado e não levou há sua destruição.
A fonte tinha a corrente regulada para ~70mA, mais ainda assim terá sido o suficiente para queimar o integrado GPD2101A(ultima foto mostra que o Positivo e o GND estão em curto), cujo fabrico é bastante duvidoso e cujo datasheet é bastante difícil de encontrar. 
Passado algum tempo de procura, consegui encontrar e por isso alojei-o na minha conta do 4shared:


Como não podia deixar de ser, tenho de colocar aqui apenas um pequeno vídeo, dos artigos que tenho andado a ler.
É sobre o efeito de Peltier... a geração de energia eléctrica através de um material com uma superfície quente e outra fria.
Fantástico também são os preços a que estas placas se conseguem através do ebay. Clicar AQUI para ver o exemplo de uma venda.

Devido a avaria na anterior, tive de comprar uma estação de soldar nova.
Actualmente tenho uma Daxis semelhante ás conhecidas 936, cujo review pode ser lido AQUI.
Claro está, antes de deitar a estação anterior fora (uma Valleman VTSS5), há que desmontar e ver como aquilo estava...
O único semicondutor presente no circuito é um TRIAC (BT136) e certamente seria ele que fazia o controlo da potência no aquecedor do ferro.


Mais uma compra de 3.8€ no ebay. Este relógio, embora me digam que não, é brutal :D.
No entanto, como já era de esperar, começou a dar os primeiros problemas.
As fotos mostram o relógio. 
Como disse o relógio começou a dar problemas, devido há péssima construção do suporte do circuito.
Os parafusos que apertam o suporte plástico, tocam no metal da "caixa" que segura tudo no sitio. Isto faz com que passe corrente através da mesma e as funções se confundam todas, ficam até mesmo o relógio "bloqueado".
Em baixo mostro a forma como resolvi, usando um pequeno pedaço de papel, assim como o simples circuito. Na 2ª imagem, nota para o cristal de 32KHz.

No artigo anterior mostrei o fluxograma a seguir, aqui aparece o simples circuito a partir do qual irei construir o programa para o 12F675.
Faltará ainda um possível filtro passa-alto na saída do MP3, para reduzir um ruido de baixa frequência... mas aparecerá num outro artigo mais detalhadamente.

Como disse no artigo anterior, este projecto, além do mp3 que irá fazer obviamente a reprodução do áudio, terá de ter um microcontrolador a fazer o controlo do mesmo e a contagem do tempo.
O fluxograma em baixo indica o que o micro terá de fazer e quando terá de o fazer.
Essencialmente ele é dividido em 2 zonas:
* configuração antes da 1ª utilização;
* ciclo de reprodução e tempo de espera;

Este é um projecto que começou num almoço e espero que termine no topo da serra da Gardunha, no mínimo :D.
Trata-se de um sistema cujo objectivo é simples: fazer a reprodução de um faixa de audio, de tamanho temporal desconhecido, a cada 10min. Além disso, no caso de haver uma falha de alimentação o sistema não pode receber qualquer configuração, pelo que o tempo da faixa (sem necessidade de programação) terá de ficar gravado numa EEPROM (interna de um MCU). Tem ainda de accionar momentos antes do audio, um relé para fazer o contacto da PTT do rádio que colocará a gravação "no ar".
Para fazer a reprodução do áudio comprei um mp3 bastante barato e com ajudo de um microcontrolador, irei fazer o controlo do mesmo. O mp3 lê a faixa de som de um cartão micro SD, o que dá rapidez na troca de faixas de audio.
Este projecto tem como finalidade fazer a substituição dos actuais equipamentos, muito antigos e rudimentares, presentes nos repetidores VHF/UHF na serra da Gardunha, propriedade da ARBB, da qual sou sócio. Actualmente para fazer a troca do áudio é necessário ir até aos emissores, trazer a caixa para baixo (entenda-se sair do topo da serra), fazer gravação do novo som, voltar a subir e colocar tudo em funcionamento. Este novo sistema com cartão de memória vai trazer uma maior flexibilidade.
Em baixos, fotos do dito mp3, a hackear.