Mais uma "investigação" experimental, medir a humidade do solo.
Por enquanto ainda não tem uma aplicação prática e por isso mesmo não passa de pura experimentação. Poderá ter aplicações na rega automática, como feedback do circuito de controlo.
Usei um método bem simples de medir quanta humidade há na terra, partindo do principio que havendo alguma humidade na mesma, poderei fazer passar alguns electrões entre dois pedaços de metal (usei folha de alumínio neste caso) e determinar a resistência da terra e se a mesma não varia com tempo (devido à aglutinação de electrões junto dos eléctrodos).
Para isso projectei o circuito em baixo, constituído por um ampop rail-to-rail, com ganho de 2 e para aproveitar o ampop extra, coloquei um LED na saída desse. Então quanto mais água a terra tiver, menos brilhante o LED ficará. O potenciómetro permitia-me "regular a tensão à saída"do amplificador.
Em suma, o circuito não funcionou. Após tentar entender o que tinha feito de errado, apercebi-me de que afinal a terra tinha uma resistência muito menor do que eu tinha imaginado.
Assim, modifiquei o circuito: troquei resistência de 100k por uma de 10k e coloquei o ampop como simples buffer de corrente.
Aqui comecei a ter os primeiros valores, ainda com a terra seca e com o potenciómetro no máximo (~10Kohm), ficava a terra em série somente com a resistência de 10k que tinha colocado. Obtive 3.66V, o que significa que a terra tinha uma resistência de ~55K.
Esperei cerca de 30min e o valor de tensão tinha caído apenas 20mV.
Por 3 vezes adicionei 10ml de água e fui registando valores, sempre com intervalos de 30min.
Na 4ª vez que adicionei água, começou a ocorrer um fenómeno que só justifico com a electrólise da água. Até aqui sempre que adicionava água, o valor da tensão caída de forma logaritmica, mas na ultima vez, a tensão sobiu e passado um pouco começou a descer, ou seja, em vez de baixar, a resistência da terra subiu durante um intervalo de tempo. Mas aqui a terra já estava saturada.
A última foto da sequência mostra o valor de tensão medido já no dia seguinte, em que parte da água tinha evaporado.
Conclusão: é possível fazer um medidor de humidade do solo, simples e barato, capaz de fornecer feedback a um circuito de controlo.
Oi David Martins,
Sou brasileiro e gostei muito do seu projeto.
Quando olhei seu circuito, não entendi o que são esses retângulos com uma seta dentro. Você pode me explicar?
Muito Obrigado
Igor Cerullo
Olá. Muito gosto!
São conectores (headers) onde eu ligo a alimentação e o sensor.
J1.1 é a alimentação positiva (+5V);
J1.2 é o pino da saída do sensor;
J1.3 é a alimentação negativa (GND);
J2.1 e J2.2 são os electrodos.
Cumprimentos.