Aqui está mais um tópico para a categoria "parte tudo".
Um leitor de CD's de um PC velho, cujo o objectivo foi/é/será aproveitar os carris, o motor e os encoders e através destas componentes conseguir posicionar o bloco (imagem 5) onde antes estava o laser, numa posição à minha escolha.
A ultima foto mostra uma banda escura em torno de um roda dentada. É feita de um magneto qualquer que vai ser medido pelos sensores de Hall, como mostra a penúltima foto.

Últimas 4 fotos, tiradas com recurso a lupa.

2 Responses so far.

  1. Se o leitor em questão for de um DVD ou Blue-Ray, podes retirar o diodo laser, que será vermelho e azul respetivamente. Atenção com as potências desdes diodos laser, podem causar danos permanentes em caso de se olhar para o feixe de luz.
    Nota que os leitores de CD utilizam radiação infravermelha, sendo por isso mais perigosos uma vez que não conseguimos ver o feixe de luz que emitem.
    Os leitores que forem simultaneamente gravadores possuem diodos laser muito mais potentes, requerendo por isso mais cuidado.

  2. Acho que parti os pinos do laser...

    Esta é daquelas coisas (o laser) que até me vão aparecendo com facilidade, mas não lhes encontro utilidade e por isso não ligo muito.

    Agora quando tiver algum tempo já vou fazer engenharia reversa e ver quais são as saídas da placa que inclui os sensores de Hall e ver se consigo controlar o "carrinho".

    Ainda não sei o que depois farei com ele... mas sugestões aceitam-se ehehehe.


    Abraço

Enviar um comentário