Uma equipa de investigadores da Universidade de Mississippi, nos EUA, desenvolveu um aparelho capaz de melhorar a fala de pessoas que sofrem de gaguez.

O dispositivo é portátil, tem o tamanho de um telemóvel e permite que o paciente sinta vibrações na garganta quando fala ajudando-o a pronunciar as palavras de forma mais fluente e articulada.

Paul Goggans, investigador responsável pela criação do aparelho, assegura que é mais eficaz do que um dia de terapia da fala e apesar de não curar a gaguez permite reduzir a frequência com que determinado indivíduo gagueja.

A ideia surgiu porque Snyder tem sofrido toda a sua vida de um problema de gaguez e descobriu que poderia falar de forma mais fluente se colocasse o dedo na garganta sentindo a vibração da sua voz.

Existem poucas alternativas disponíveis para um tratamento a longo prazo e o problema reduz oportunidades educacionais e ocupacionais.

A equipa da Universidade do Mississippi – constituída por Goggans, DwightWaddell e Greg Snyder – estão transformando a ideia já desenvolveram um protótipo do dispositivo e está a ser testado em pacientes que sofram deste problema de fala.




0 Responses so far.

Enviar um comentário