Quando o robô Curiosity aterrisou em agosto deste ano em Marte, ele enviou a seguinte mensagem via Twitter: "Uma vez foi um pequeno passo... Agora são seis grandes rodas." Apesar da mensagem ter sido publicada em uma fração de segundos, a equipe da Nasa que acompanhava o robô teve de esperar 15 minutos para receber, pelo sinal de rádio, a confirmação de que o Curiosity havia chegado em Marte.

Este tempo de transmissão de dados entre planetas é um dos desafios que a agência espacial dos Estados Unidos busca superar no futuro, já que até o momento a comunicação em tempo real a distâncias interplanetárias só existe em histórias de ficção científica. Mas cientistas tem buscado formas de melhorar esta conexão para que em breve seja possível transmitir até vídeos de alta definição de Marte para a Terra, por exemplo.

Uma das técnicas exploradas é a substituição de ondas de rádio por sistemas baseados em raios laser, para facilitar a transmissão de dados a anos-luz de distância. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e Jet Propulsion Laboratory da Nasa (JPL) estão desenvolvendo detectores capazes de perceber sinais de laser até mesmo nas menores unidades de luz, os fótons.

"Missões interplanetárias com sistemas de comunicação ópticos já devem estar operando na próxima década", estima Stephen Townes, diretor do JPL. "Eles não substituirão a freqüência de rádio a curto prazo, mas irão melhorar a nossa capacidade de comunicação", comentou Townes sobre o sistema.

Entretanto, a Nasa espera testar detectores de unidades de luz no ano que vem, em uma experiência chamada Demonstração de Comunicação Lase Lunar, que deverá transferir dados da lua para a Terra a uma velocidade de 622 Mbp. A transmissão será muito mais rápida do que a velocidade média de largura de banda, mas ainda assim mais lenta do que as redes mais rápidas em funcionamento na Terra, que enviam dados a uma taxa 20 Gbps.


4 Responses so far.

  1. David tu lês as noticias antes das postares? Alguém me sabe explicar qual é a diferença entre comunicar por radio frequência ou por luz???????? em termos da velocidade do meio de transmissão?

    Ambas se deslocam a mesma velocidade não?!?!? os 15 minutos vão-se manter sempre a única eventual diferença é a largura de banda que realmente é muito maior!

    Mas... sim é claro, como é uma transmissão a 622Mbp em vez de uns míseros 10Mbp (talvez 10, não sei) em que a mensagem é realmente muito mais comprida no tempo tipo 62,2 vezes maior!!! logo considerando que a mensagem para o Twitter ocupe para ai uns 160 caracteres (SMS) são 1280 bits, ou seja, se num segundo são transmitidos atualmente 10000000 bits, a mensagem vai ocupar no tempo 0,000128s se for a laser ocupa 62,2 vezes menos 0,000002058s realmente é muito mais rápido! se a terra tivesse imóvel no espaço em relação a Marte, a distancia seria sempre a mesma e os 15m nunca variavam melhoraria-mos dos lentos 900,000128s para os estonteantes e extraordinariamente rápidos 900,000002058s.

    Enfim,
    David R.

  2. Eu de facto li e entendi a noticia, o David R. é que não entendeu. Isso não é culpa minha...

    1º A noticia não é escrita por mim, apenas a citei de uma "Fonte".

    2º Investigadores do MIT estão dedicados em melhorar a transmissão, então deveria partir do principio que os investigadores da 2ª melhor Universidade do MUNDO não se lembram de pesquisar e aprofundar um assunto se não tivesse a minima hipótese de ser melhorada.

    3º "Ambas se deslocam a mesma velocidade não?!?!?"
    No vácuo e teoricamente sim...
    Eu tenho algumas dúvidas no que toca a influências de campos magnéticos de corpos celestes. Pergunto ainda se em comprimentos de onda maiores não haverá alguma dificuldade na comunicação.

    4º "David tu lês as noticias antes das postares? Alguém me sabe explicar qual é a diferença entre comunicar por radio frequência ou por luz?"
    4.1º Não sei quais são os seus hábitos, mas se eu postei uma noticia é porque de facto a li!
    4.2º A falta de o David R. não saber a diferença não quer dizer que esta não exista!
    4.3º A energia das ondas electromagnéticas é igual ao quadrado da distância realizado. Isto faz com que poderosos emissores tenham de ser montados a bordo de sondas e torna tudo pouco eficiente. Aposto que a nível de consumo energético, após os sistemas de propulsão e/ou locomoção, vem os sistemas de comunicação, neste caso, o rádio.

    5º "os 15 minutos vão-se manter sempre a única eventual diferença é a largura de banda que realmente é muito maior!"
    5.1º Largura de banda e a capacidade de modulação! A luz tem uma taxa de modulação muito superior à RF.

    6º De facto o intervalo temporal pode não sofrer muitas alterações, mas uma coisa é certa... esperar 15min por um imagem HD vale muito mais a pena do que esperar por uma imagem rudimentar.

    7º Quando falamos em decisões de "risco", uma mensagem que a 10Mbps demora 1min a chegar (mais o tempo que demora a filtrar etc... ver 4.3), com comunicação usando laser demorava cerca de 1s. É uma diferença de 59 segundos que pode resultar no sucesso ou insucesso da missão que custa vários milhões de dollars.



    Como alguém comentou na notícia:
    "É só pensar um pouquinho antes de insinuar que a Nasa é um bando de idiotas, né?"

  3. Sim Li, tu leste? mas leste mesmo? desculpa se pareci ofensivo não era mesmo isso que queria fazer, quanto ao bando de "idiotas" que queria atingir era aos jornalistas que não sabem a diferença de que estamos os dois a falar, ou disseste alguma novidade nesse texto três vezes maior?

    mas sinceramente desculpa parecer ofensivo

    David R

  4. São jornalistas...
    A verdade é que se está a fazer algo para melhorar a comunicação, etc.., mas talvez os jornalistas não tenham construído o texto da melhor forma.

    Exemplos disso não faltam : http://astropt.org/blog/wp-content/uploads/2012/08/erro-RTP.jpg

    De louvar é o "upgrade" de RF para modulação de luz.
    O sistema fica altamente complexo, mas também bastante mais eficaz.
    Fazer um link a milhões de quilómetros usando luz é fantástico, pois basta desviar 1mm daqui, para que o receptor já nada receba.
    A comunicação por luz, vai fazer com que se poupe bastante peso e se possa enviar mais equipamentos para fazer mais testes, saber mais sobre outros planetas e, no fundo, saber mais sobre o nosso próprio planeta.



    Cumps ;)

Enviar um comentário