Hoje tive finalmente algum tempo para poder dar mais um retoques neste projecto.
Na parte 13 tinha surgido o problema do consumo, que não era mau, mas também não era o ideal.

Após a discussão no fórum electronicapt, surgiram várias alternativas, algumas das quais já tinha pensado mas que descartei à partida por estupidez (admito).
Repensando em tudo novamente, a solução que de facto se justifica é sem dúvida a de colocar o micro em sleep mode quando não está a fazer nada... quer dizer, ele fica a contar o tempo, mas é como se não estivesse a fazer nada.
Entrando no modo sleep, o micro baixa o consumo brutalmente e tudo pára, excepto um pequena percentagem que mantém as suas funções. É o caso do Watch Dog Timer.

Daí até chegar á conclusão de como me deveria aproveitar deste temporizador, foi mais um passo. Este micro em vários prescalers que se podem adaptar a praticamente todos os tempos!

Como o intervalo de tempo que eu pretendia era 15min, calculei todas as hipóteses numa folha excel e cheguei à conclusão:
WDT_1152MS x 128 dentro de um "for" a contar até 5;
WDT_288MS x 16 dentro de um "for" a contar até 32;
Estes valores, embora apoiados em alguns cálculos, foram o resultado de várias experiências de tentativa e erro (técnica bastante valiosa :p ).

Medição do consumo de corrente

Pode parecer complicado medir alguns uA, mas até nem custa muito!
Tudo é feito com a lei de Ohm. Colocando uma resistência de 1K em série com o circuito, vai provocar uma determinada queda de tensão. Ora uma queda de 1V, significa que a resistência de 1K está a ser percorrida por uma corrente de 1mA.
Como se pode ver no multímetro em baixo, 0.286V corresponde, claro está, a 286uA, corrente durante o sleep mode, pois quando está a ler o sensor chega aos 5mA (mas por breves instantes).



0 Responses so far.

Enviar um comentário