"A necessidade aguça o engenho", esta é uma grande verdade e este é mais um artigo que prova isso.
Este fim de semana consegui arranjar algum tempo livre para levar a cabo uma ideia que queria ter posto em prática há mais tempo: transformar uma fonte de alimentação de computador para uma fonte de alimentação a usar como recurso no radio amadorismo.
Devido à sua construção e para o fim das mesmas, esta fontes têm um bom nível de filtragem, potência e portabilidade.
A ideia é conseguir alterar o rail superior, de +12V, para atingir a tensão de 13,8V comummente usada em rádios de amadores.
A fonte que usei já era bastante antiga (datada de 2002) e no rail de +12V, garante uma corrente de 10A.
Quando abri a fonte, tentei identificar qual o CI controlador do circuito e sendo ele o CI controlador é junto dele que terei de actuar para conseguir uma variação de tensão no "exterior"...
Neste caso o CI era um TL494 (ver AQUI o datasheet).
Enquanto de googla para encontrar o datasheet, uma passagem pelo separador de imagens, traz sempre alguns circuitos exemplo que dão importantes ajudas sobre a implementação e, neste caso, o hack do mesmo.
Em baixo está um desses esquemas e a vermelho está o que realmente importa.
O TL494 possui um pino de referencia interna de 5V (13), que passa por um divisor de tensão, ao qual liga o pino 2, que olhando o datasheet trata-se de uma entrada do amplificador de erro.
O pino 1 é a outra entrada, mas que faz também um divisor de tensão mas usando uma tensão de 5V na saída. Conclusão, o TL494, entre outras coisas, vai fazer oscilar o transformador de forma igualar as tensões no pino 1 e no pino 2.
Parecia fácil de mais para resultar. A primeira ideia foi cortar a trilha do pino 1, pegar num potenciómetro e usa-lo como divisor de tensão entre um dos rails (no meu caso o rail de +5V) e GND.
Independentemente do circuito que a minha fonte tivesse, estas alterações teriam de ser o suficiente para conseguir variar as tensões na saída da fonte. Simplesmente estava a "enganar" o amplificador de erro e fazer o circuito actuar como se os novos 13,8V correspondessem aos 12V...
A imagem em cima mostra o primeiro teste. Soldei 3 fios a um potenciómetro e soldei os mesmos na PCB.
Ao ligar a fonte, a ventoinha disparava por momentos, mas desligava de imediato.
Então rodei o potenciómetro todo para o mesmo lado e fui variando aos pontos enquanto ligava e desligava a fonte.
A certa altura, a ventoinha começou a rodar e o multímetro que tinha a medir a tensão na saída de 12V, mostrou-me cerca de 9V. Sem desligar a fonte continuei a rodar e verifiquei que a tensão estava a variar também.
Tinha encontrado o "divisor de tensão" que me colocava no pino 1 uma tensão que já permitia a regulação e a medição de erro por parte do TL494.
Daí até ter 13,8V (aprox) foi um saltinho.
Estava encontrada a solução...
O resto foi testar a sua estabilidade ao funcionar desta forma e tratar de aperfeiçoar o resultado final, mas isso vou deixar para um outro artigo, a 2ª parte.