"A necessidade aguça o engenho", esta é uma grande verdade e este é mais um artigo que prova isso.
Este fim de semana consegui arranjar algum tempo livre para levar a cabo uma ideia que queria ter posto em prática há mais tempo: transformar uma fonte de alimentação de computador para uma fonte de alimentação a usar como recurso no radio amadorismo.
Devido à sua construção e para o fim das mesmas, esta fontes têm um bom nível de filtragem, potência e portabilidade.
A ideia é conseguir alterar o rail superior, de +12V, para atingir a tensão de 13,8V comummente usada em rádios de amadores.
A fonte que usei já era bastante antiga (datada de 2002) e no rail de +12V, garante uma corrente de 10A.
Quando abri a fonte, tentei identificar qual o CI controlador do circuito e sendo ele o CI controlador é junto dele que terei de actuar para conseguir uma variação de tensão no "exterior"...
Neste caso o CI era um TL494 (ver AQUI o datasheet).
Enquanto de googla para encontrar o datasheet, uma passagem pelo separador de imagens, traz sempre alguns circuitos exemplo que dão importantes ajudas sobre a implementação e, neste caso, o hack do mesmo.
Em baixo está um desses esquemas e a vermelho está o que realmente importa.
O TL494 possui um pino de referencia interna de 5V (13), que passa por um divisor de tensão, ao qual liga o pino 2, que olhando o datasheet trata-se de uma entrada do amplificador de erro.
O pino 1 é a outra entrada, mas que faz também um divisor de tensão mas usando uma tensão de 5V na saída. Conclusão, o TL494, entre outras coisas, vai fazer oscilar o transformador de forma igualar as tensões no pino 1 e no pino 2.
Parecia fácil de mais para resultar. A primeira ideia foi cortar a trilha do pino 1, pegar num potenciómetro e usa-lo como divisor de tensão entre um dos rails (no meu caso o rail de +5V) e GND.
Independentemente do circuito que a minha fonte tivesse, estas alterações teriam de ser o suficiente para conseguir variar as tensões na saída da fonte. Simplesmente estava a "enganar" o amplificador de erro e fazer o circuito actuar como se os novos 13,8V correspondessem aos 12V...
A imagem em cima mostra o primeiro teste. Soldei 3 fios a um potenciómetro e soldei os mesmos na PCB.
Ao ligar a fonte, a ventoinha disparava por momentos, mas desligava de imediato.
Então rodei o potenciómetro todo para o mesmo lado e fui variando aos pontos enquanto ligava e desligava a fonte.
A certa altura, a ventoinha começou a rodar e o multímetro  que tinha a medir a tensão na saída de 12V, mostrou-me cerca de 9V. Sem desligar a fonte continuei a rodar e verifiquei que a tensão estava a variar também.
Tinha encontrado o "divisor de tensão" que me colocava no pino 1 uma tensão que já permitia a regulação e a medição de erro por parte do TL494.
Daí até ter 13,8V (aprox) foi um saltinho.
Estava encontrada a solução...
O resto foi testar a sua estabilidade ao funcionar desta forma e tratar de aperfeiçoar o resultado final, mas isso vou deixar para um outro artigo, a 2ª parte.

6 Responses so far.

  1. Espectáculo! Bom hack!

  2. Obrigado...

    Ainda falta a 2ª parte ;)

  3. ...impecável !
    73´s !

  4. Obrigado :P

  5. Caro amigo, eu tentei fazer o mesmo com uma fonte, porem no meu caso a fonte tinha um 494 genérico, LM7500, ou seja.. um genérico mesmo kkkkk
    li na net que um engenheiro recomenda o corte de dois diodos que faz a parte de proteção contra curto, para que assim a fonte funcione normalmente com o potenciômetro no pino 1 e dessa forma ela vai até 15V.
    Eu não testei ainda, pois a minha existem vários diodos 1n4148.. minha fonte genérica diz que os 5V tem 20A se eu conseguir os 20A reais, eu ficaria feliz kkkkk uma fonte dessas no mercado livre custa em torno de 70 reais (13,8V - 20A)
    estou pensando em juntar duas placas de fonte dentro de uma carcaça para ter uma fonte simétrica 13+13V para um esquema de som.. se ambas fossem até os 20V em? seria uma boa, mas ela não vão.. terá que enrolar novamente o transformador toroidal *-*

  6. No caso, ficará mais barato e descomplicado comprar uma fonte de 10A no ebay...

    ;)

Enviar um comentário