O que é?

Trata-se de um aparelho que permite ligar vários sistemas produtores de energia eléctrica, como o caso de aerogeradores, painéis solares, moinhos, etc... descarregando o excedente na rede de distribuição eléctrica "comum".

Assim nas alturas de menor consumo, por exemplo numa casa, o excedente entra na rede eléctrica e em alturas de consumo maior em que os sistemas não produzem suficiente, o que faltar vai-se "buscar" à rede.

A rede eléctrica funciona como uma "bateria". Quando produzimos a mais o resto é guardado numa bateria, quando produzimos a menos a bateria fornece o que falta.

Basicamente é isto.



Como funciona?

Como é fácil de entender, os sistemas acima referidos produzem energia em corrente continua, DC, e tal como um inversor dos que se utilizam nos carros (para ligar por exemplo computadores portáteis) o dispositivo "Grid-tie Inverter" converte a corrente continua em corrente alternada, AC (com valores de tensão superiores aos de entrada).

O que torna o "Grid-tie Inverter" especial é a sua capacidade em sincronizar a sua frequência de saída com a frequência da rede distribuidora. No caso de Portugal a frequência é 50Hz, período de 20mS.

Esse sincronismo é feito com recurso a um MCU (ou possivelmente um CI com electrónica dedicada) para fazer o sincronismo perfeito entre os dois sistemas.






Links: http://en.wikipedia.org/wiki/Grid-tie_inverter


Um bom sistema, tendo em conta o que se poupa em manutenção de baterias, como nos sistemas tradicionais, que durante a noite vão "buscar" a energia armazenada.

Há ainda mais que se pode dizer, mas isto é o que resultou agora de uma breve leitura sobre o assunto.

Um obrigado ao Luis Garcia, pois com as suas dúvidas acabou de arranjar mais um artigo para o meu blog :D.

2 Responses so far.

  1. NAAAAÃAÃÃÃÃÃÃOOOO!!


    O Eduardo Catroga agora que já descobriu através do teu blog vai criar uma divisão policial anti-grid Tie Inverter e vamos ter de lhe pagar ordenado de + de 15 Mil euros por mais 20 anos!!!!

    NNNÃÃÃÃOOOOO !!!

  2. É a triste vida... eheheheh

    Mas ele ia acabar por descobrir.


    Já agora... se ele lê o meu blog, pode ser que também arranje um "tachinho" para a malta! AHAHAHAH

Enviar um comentário