Ainda me dizem que quem compra pelo ebay recebe tudo estragado, bla bla bla. Este exemplo é de uma compra de um LCD alfanumérico de 16 caracteres por 2 linhas, pelo qual dei cerca de 2,5USD (cerca de 2€). Em Portugal comprar este tipo de material é irrisoriamente caro. Não é difícil encontrar uma loja na web que peça mais de 10€ por LCD's 
semelhantes e ainda temos de pagar os portes de envio. Este LCD por 2€ estava à porta de minha casa!

Qual é o inconveniente? Estar cerca de 2 a 3 semanas à espera de o receber. Mas eu não tenho pressa para ir a lado algum...

Este LCD (data) foi ligado a um PIC16F88, que programei usando a biblioteca "flex_lcd.c" (como poderia ser um Arduíno com uma biblioteca qualquer). Basta ler o tópico para se ficar a entender o funcionamento da biblioteca, por isso não vou estar aqui a explicar novamente.

Pelo preço o LCD parece-me muito bom, excepto o facto de ser um pouco "escuro", mas talvez seja devido à cor azul (estão disponíveis para venda noutras cores). Já me apercebi tarde e como podem ver nas ultimas fotos, estão 2 fios não soldados a alimentar o LED incorporado no próprio LCD, para contrariar essa "escuridão" toda.

Comecei por soldar os pinos que iam ser usados numa régua de terminais e passei para a fase de simulação, não para testar, pois testar é na realidade, mas sim para fazer o esquema de ligações.

Após isto, foi só montar tudo numa breadboard e testar.

Os resultados aparecem nas fotos em baixo... mas só depois de resolvidos pequenos problemas.

Engenhoca de teste iniciada ás 23h50 e terminada ás 01h45.

Se gostaram e querem ver mais artigos aqui, por favor partilhem esta página!

.














.

5 Responses so far.

  1. boa! tens razão, o Ebay ainda continua a poder fornecer algum equipamento barato. E o importante é que vem em bom estado.

  2. Eheheh... eu passo tão bem com 2/3 semanas em espera :D

  3. Comprei dois destes à um mês ou dois, um já foi aplicado num velocímetro para a bicicleta e o outro ainda tá à espera de projecto. Esta é daquelas compras que compensam a espera pela poupança.

  4. Ahahahah é só adeptos da compra "chinês barato" :D

  5. Já agora, tens por aí fotos que queiras partilhar, do velocímetro? Ficou engraçado?

    Se quiseres, envia coloca no fórum "electronicapt", ou envia para CR7AEK@gmail.com, que eu coloco aqui no blog, devidamente identificadas ;)

Enviar um comentário