Confirma-se... após uma discução no fórum da microchip, que a melhor opção é fazer a minha própria biblioteca ou funções para comunicar com o módulo LCD.
Este compilador C pode não trazer uma grande quantidade de bibliotecas funcionais (pois leva-me a crer que muitas foram copiadas do hi-tech), mas os Application Notes da microchip são fantásticos.
No entanto, continuei a ter algumas dificuldades em comunicar com o display e só após algumas horas de leitura do datasheet da Hitachi é que comecei a entender o conceito aqui usado.
É realmente muito trabalhoso e demorado comunicar com um LCD sem recorrer a bibliotecas já feitas, mas o desafio era esse mesmo. De realçar que existe o modo de comunicação por 8 bits + E + RS + RW, mas obviamente optei pelo método de 4bits + E + RS + RW, pois desta forma ocupo apenas 7 pinos para ligar ao módulo.
O bom é que com a minha biblioteca "vai fazer" coisas que normalmente não se fazem (pelo menos as que conhecia do CCS)...
O facto de estar a fazer todo o código de raiz faz com que o meu conhecimento acerca do mesmo seja bem maior, assim como um conhecimento mais detalhado dos LCD. Isto vai permitir-me fazer caracteres especiais, símbolos, marcas, etc...
Em futuros projectos, o uso destes LCD's que embora baratos, poderá levar um toque mais personalizado à sua aplicação.
Primeiros caracteres no display começaram a surgir. Nos próximos dias irei postar mais evoluções, até completar uma biblioteca "minima" que me permita iniciar o display, fazer todo o processo de escrita "automaticamente" e fazer a alteração do endereço do cursor .

0 Responses so far.

Enviar um comentário