Ao ler o artigo escrito no "Engenharia é:" sobre 7 limites e curiosidades do nosso corpo, encontrei esta pergunta e resposta que obviamente não podia deixar de colocar por aqui.
Visitem o link no final do artigo pois tem curiosidades bastante interessantes.
5. Qual é o maior choque eléctrico uma pessoa pode suportar?

É muito difícil dizer com precisão qual é a tensão que pode matar uma pessoa adulta, os efeitos do choque dependem muito mais da corrente e a corrente não depende apenas da tensão, mas também da resistência apresentada pela pessoa no momento do choque.
Essa resistência pode variar entre centenas de milhares de OHM( é a unidade de medida da resistência elétrica) nos pontos em que a pele é mais grossa e seca, até algumas centenas de OHMS nos locais em que a pele seja fina ou esteja ferida e molhada.
Importante na análise das condições em que uma pessoa pode levar choques é o fato da corrente poder circular somente se houver um percurso para isso, o que quer dizer que uma pessoa só pode levar um choque se a corrente puder circular entre dois pontos de seu corpo.
No choque clássico (aquele em torno de 220v), o coração é colocado fora do seu ritmo de batida, processo chamado de fibrilação ventricular.
O limiar da sensação de seres humanos é um milliamp (1mA), enquanto uma corrente de 200mA é fatal – capaz de parar um coração humano de aproximadamente 300g.

0 Responses so far.

Enviar um comentário