Desta é de vez!
Depois do falhanço por completo com os servos, chegou o novo método! Tal como tinha dito, esta engenhoca não ia ficar por aqui e chegaram no outro dia 2 voltímetros analógicos, comprados no ebay.
Os dois ficaram-me em cerca de 6€.
Neste ponto já podem imaginar qual será a estratégia!
Com algum jeito, vou retirar o painel com a escala de 5V e vou substituir por uma escala de 0h a 12h e no outro por 0min a 60min.
Vou usar um PIC16F1509 (que entre muitas outras coisas, tem 4 módulos de PWM com resolução de 10bits, 2 dos quais não posso prescindir para este projecto) para estabelecer a comunicação com o RTC, tal como já tinha explicado AQUI, fazer a comunicação com o utilizador para acertar as horas (no futuro fazer mais coisas) e com 2 dos seus 4 módulos de PWM gerar uma tensão DC com passagem por 2 filtros passa-baixo de 1ª ordem. No final de tudo isso usarei um LM358 como buffer de corrente da saída dos filtros para os voltímetros.
Sobre esta ultima técnica de transformar PWM em tensão DC (variável de acordo com o duty cycle), podem consultar esta excelente Application Note da Microchip, que explica tudo de forma simples e clara.

Este foi um update rápido e geral para demonstrar que esta engenhoca não está parada...
Nos próximos dias irão aparecer mais actualizações sobre os avanços e o estado da mesma.

"Não percam os próximos episódios, ..."

2 Responses so far.

  1. Bem, isto promete!

  2. Não queria dizer já.... mas o programa já está feito.
    Esta semana pretendo montar o circuito e testar tudo na realidade :).

    Mas não posso falar mais... é só seguir os próximos desenvolvimentos :D

Enviar um comentário