Chegado a este ponto, o relógio está praticamente concluído.
No video podem ver já o acerto das horas e a colocação em funcionamento dos voltímetros através dos 2 módulos de PWM do MCU.
No video também é visível a resposta a cada segundo passado do circuito para o computador com as horas lidas a partir do RTC (Real Time Clock).
Os ponteiros não tremem absolutamente nada, por isso o filtro de 1ª ordem a 5Hz (seguido de um buffer de corrente) corta mais do que bem a frequência de PWM que ronda os 15KHz.

Próxima etapa: colocar tudo dentro de uma caixa :D

PS: O video não tem som.

3 Responses so far.

  1. As horas assim ficam estranhas. Porque é que não pões uma escala de de 0 a 12 em vez de 1 a 13? Mesmo que o RTC faça a contagem de 1 a 12, um IF para as 12 horas e resolves isso num instante...

    De qualquer maneira o projeto está a ficar muito fixe!

  2. Olá.

    Inicialmente, eu comecei por fazer dessa forma (pode ser visto aqui: http://blogoengenhocas.blogspot.pt/2014/11/relogio-com-2-voltimetros-part5.html), mas depois comecei a ler mais sobre a apresentação de horas e verifiquei que estava errado.
    Numa "escala" de 24h, as horas são contadas de 0h a 23h, enquanto que numa escala de 12h, as horas são contadas de 1h a 12h.

    "No relógio de 12 horas, a contagem das horas começa à meia-noite e reinicia ao meio-dia. As horas são numeradas de 1 a 12." - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora


    Obrigado pelo comentário ;)

  3. "a contagem das horas começa à meia-noite e reinicia ao meio-dia"
    Dizer que as horas estão numeradas de 1 a 12 não quer dizer que comecem a contar na 1h. Está explicito que começam a contar à meia-noite e acaba ao meio dia. O teu relógio como está começa a contar à 1 hora e acaba na 1h seguinte.
    A escala devia começar nas 12h, depois 1,2,3.. até às 12h para respeitar o que está escrito na wikipédia.

Enviar um comentário