O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos - ver WIKI.

Eu tinha aqui alguns e decidi ir buscar um para fazer um simples pisca-pisca de 1 LED. Para o efeito que pretendo, os tempos não têm de ser algo rigoroso, desde que o LED dê apenas um flash curto e fique 1,5s ou mais apagado.

Começando, como sempre, pelo principio, com uma breve pesquisa no google encontramos o datasheet do NE555.

O datasheet é super completo e em menos de 1minuto encontra-se as formulas necessárias, assim como o esquema de ligações para fazer um oscilador.






Há um pequeno problema. Não se consegue obter um tempo em alto de por exemplo 50mS e um tempo em baixo (low) de 1,5s... mas o contrário é possível, ou seja, 50mS em baixo e 1,5S em alto.


Assim o problema resolve-se facilmente,  ligando o cátodo do LED ao 555 e o anodo, tal como mostra o esquema em baixo.




Vamos a cálculos. Substituindo os valores nas formulas em cima, obtemos:

Thigh= ~1,6s
Tlow= ~71,6mS
Ttotal= ~1,67s

Está certo? A simulação diz que sim!


Período escrito a amarelo no fundo da imagem





Mas como bonito é ver isto a funcionar na realidade, cá fica a foto da breadboard montada um bocado à pressa e sem muita "organização"... mas era só mesmo para teste ;).







Notas importantes:


Como pretendo usar este pequenino circuito como sinalizador, é importante ter em conta a duração estimada da  "vida da bateria".


Com o LED desligado entra no circuito cerca de 1,5mA e com o LED ligado (usei apenas 1 para teste), o valor salta para cerca de 20mA. Este último valor varia doa quantidade de LED's e do tip de LED's.

0 Responses so far.

Enviar um comentário