O sensor de temperatura LM35 é um sensor de temperatura por um preço óptimo.
Na saída temos um incremento de 10mV por cada grau Celsius, ou seja, 20ºC corresponde a um acréscimo de 200mV em relação ao pino de referência (nos datasheets, GND).
Num circuito em que o pino de referência está ligado a GND, Vo com os mesmos 20ºC é de 200mV.

Mas e se a temperatura for de -10ºC (por exemplo)?
Com o mesmo circuito descrito, é possível apenas medir até 0ºC.
Uma maneira bem fácil, que costumo utilizar é a de alterar o valor de referência usando por exemplo um diodo Zener e um seguidor de tensão. Desta forma, se a referência for de 2.3V,  o -10ºC fazem com que Vo seja 2.2V (-100mV).
Há outras forma de colocar o LM35 a medir temperatura negativas, mas o que tem esta de especial?
Bem, com esta forma pode-se ligar directamente a uma ADC de um micro e efectuar a medição sem complicação. Claro que antes de ligar à ADC devem ser aplicados uns ampops para ampliar o valor de saída e ter mais rigor na medição.


Os problemas começam quando se tenta aplicar isto num circuito a funcionar a baterias. O gasto do diodo Zener é bastante elevado (precisa de cerca de 5mA). Se a bateria tiver para gastar 1.5A (antes de cair a tensão, bla bla bla) o Zener gasta-me tudo em cerca de 12dias!!!

Solução?

Esquecer tudo e pegar no DS18S20 da Maxim... mas é mais caro.
Outra solução será encontrar um LDO para servir de referência. A Microchip tem uns que consumem 2uA, o que é óptimo! É caso disso o MCP1702, que pode ser comprado na versão 1.2V, perfeito para a aplicação!

A decisão não fica tomada. Ainda tenho de procurar bem, onde posso encontrar o melhor material (pelo menos que melhor me serve neste projecto) ao melhor preço também.


EDIT: consegui um sample DS18S20 da MAXIM e assim sendo, será esse mesmo que vou utilizar!

2 Responses so far.

  1. Olha Pq é q não usas um pino do mcu para alimentar o LM35? ligas o sensor apenas para a leitura, até se torna mais preciso pq não tem o problema de "self-heatig"

  2. Olá.

    Ficaria sempre com o problema das temperaturas negativas e ia aumentar a complexidade do circuito sem necessidade.
    Além disso, o zener ia consumir muito mais, nos microS de leitura do que o DS18S20 consome.

    O DS18S20 está a ser alimentado a partir de um pino do MCU, assim como a EEPROM.

    O LM35 daria uma qualidade de amostragem, muito diferente mas no que toca a precisão, os 0,5ºC do 18S20 para mim estão bem...


    Cumps ;)

Enviar um comentário