Esta engenhoca aprendi no outro dia. No interior das resistências de potência (ver em baixo) encontra-se uma espécie de bobina com um núcleo em carbono (parece-me). O fio que faz o enrolamento é muito fino e parte-se com alguma facilidade quando se tenta desenrolar se se criarem vincos com as unhas. Usar uma pinça é o ideal.




A imagem em cima dá para ver perfeitamente a constituição destas resistências bobinadas...



Depois de se desenrolar um pouco, basta ligar a uma fonte de alimentação e ir controlando a corrente que passa por esse fio. Corrente a mais faz com que aqueça muito e depressa e o fio parte,  corrente a menos faz com que o fio nem chegue a aquecer.

No entanto não é difícil encontrar um meio termo, pois nota-se quando o fio começa a mudar de tom e a ficar mais avermelhado.


O fio depois de quente dilata um pouco, por isso torna-se complicado manobrar. Depois de quente pode-se esticar um bocadinho até ficar "firme", mas antes de desligar a fonte deve-se voltar a encolher para que ao arrefecer (vai contrair) ele não quebre.

A imagem em baixo mostra o quão simples e fácil é cortar um pedaço de papel com este fio!


Agradecimentos a:

Paulo Marmota: o meu primo "engenhoqueiro";

A. Sergio Sena: ao comentar o artigo dos balões de altitude, lembrou-me de vir buscar estas fotos e colocar por cá;

4 Responses so far.

  1. Muito boa tarde!
    Deixo-lhe já os meus parabéns pelo blog pois mostra-nos a eletronica de uma maneira divertida e engraçada, mas ao mesmo tempo intuitiva!
    Tenho uma pergunta, que equipamento usou para cortar o nucleo?
    Na foto 4 dá para ver mas não sei o nome.
    Desde já uma boa continuação e boa tarde.

  2. Olá.


    Obrigado.


    Quanto ao equipamento de corte é um "hobby drill" com disco de corte. Este tipo de equipamentos ficou muito conhecido pelo nome da marca Dremel no "how it works" do Discovery (se não estou em erro).
    Podem ser compradas em vários locais de bricolage (eu sei que não é fácil encontrar...). Eu comprei na MAXMAT, e tem marca Einhell. Junto vinha com um grande conjunto de peças: discos de corte; disco de diamante; lixas; fresas; pedras de polir, etc...



    Espero ver por cá mais comentários seus :D.



    Cumprimentos ;)

  3. O efeito de Joule é também aproveitado em braseiras.
    É a 1ª vez que vejo o núcleo duma resistência de potência.

  4. Ora nem mais! Acto de dissipar energia sob a forma de calor.

    Eu também nunca tinha partido nenhuma até que o meu primo me falou disso e decidi experimentar.

    Sem grande excesso de corrente a passar pelo fio, foi o suficiente para ele fica vermelho...



    Tenho a impressão que todas as resistências de potência com fios partidos, já vão ter outro destino :D

Enviar um comentário