Dando continuidade ao artigo dos balões de altitude, de certo alguém se perguntou como poderia rebentar o balão de forma eficiente e barata. Tentar manter o KISS.

A solução é fácil... com uma resistência de fraco valor de dissipação, como por exemplo as resistências de 1/8W.
As seguintes fórmulas são básicas e dão-nos o valor máximo de corrente que a resistência em teste, 10R de 1/8W, deve suportar para atingir o seu máximo de dissipação.



Assim sendo, ao regular a minha fonte de alimentação para fazer passar 111mA pela resistência, atinjo o valor de dissipação máximo da resistência. Acima desse valor a resistência aquece bastante provocando mesmo uma ignição.

Mas por razões de segurança a resistência não começa a "arder" de imediato... não. É necessário ultrapassar um determinado valor de potência por dissipar.

Como podem ver nas fotos em baixo, só aos 0,56A é que consegui o primeiro "fumo". Aguardando uns segundos a resistência perde a cor ficando toda escura e na última foto pode-se ver mesmo que ela chega a ficar em "brasa".





PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

2 Responses so far.

  1. O corte do cabo que sustenta o balão, costuma fazer-se enrolando um fio, próprio para o efeito, à volta do nylon.

    Assim, quando faz curto-circuito com o fio, este entra em brasa quase automáticamente e vai queimando o nylon até o cordão partir.

  2. Eheheheh.... é o fio que está dentro das resistências de potência.

    Aquilo aquece com uma rapidez enorme :).

    Vou ver se encontro as fotos. Eu já tinha experimentado umas coisas com isso...

Enviar um comentário