A IBM anunciou a criação de um chip que permite a transmissão de informação a uma maior velocidade, através de impulsos de luz.
A gigante americana da tecnologia desenvolveu, durante dez anos, um chip que acelera a transmissão de informação através da nova tecnologia "nanofotónica de silicio".
Esta tecnologia permite aproveitar os impulsos de luz (em vez de sinais elétricos) para o processamento de informação, "proporcionando uma autoestrada de enormes volumes de dados", declarou a empresa, citada pela edição online do jornal ABC.
John E. Kelly, vice-presidente da IBM, afirmou que "este avanço tecnológico é o resultado de mais de uma década de investigação pioneira". Adicionando que a empresa já está disponível para desenvolver aplicações comerciais.
Além disso, o uso de impulsos de luz traz duas vantagens. Primeiro, os dados podem ser enviados a distâncias maiores, sem o risco de perder informação. E segundo, a luz permite transferir maior quantidade de dados, a uma maior velocidade.
O novo chip da IBM pode gerar uma nova classe de equipamentos de rede óptica com maior rendimento. E está programado que a empresa apresente mais detalhes esta semana, no Encontro Internacional de Aparelhos Electrónicos, em São Francisco.


0 Responses so far.

Enviar um comentário