A Nasa, a agência espacial americana, completa nesta segunda-feira 54 anos de atividades desde sua criação que aconteceu durante a Guerra Fria com a finalidade de ajudar os Estados Unidos a enfrentar o poderio espacial da União Soviética. Em 1º de outubro de 1958, sua fundação foi uma resposta direta ao lançamento do Sputnik, primeiro satélite artificial soviético, em 4 outubro de 1957.

Seu primeiro lançamento o satélite Explorer 1 foi o suspiro do público americano, na madrugada de 31 de outubro de 1958. Onde país havia respondido com sucesso ao desafio soviético, dando início à corrida espacial.

O acontecimento desatou em uma grande competição para ver quem tinha mais superioridade tecnológica. "A corrida para a Lua era mais do que a exploração espacial ou um ato de orgulho nacional, pois era vista como um verdadeiro teste à validade da nossa democracia e do próprio conceito de liberdade", lembra Michael Griffin, diretor da Nasa.

Desde que a missão Apolo 11 chegou à Lua, em 20 de julho de 1969, com o astronauta americano Neil Armstrong sendo o primeiro homem a pisar na superfície do satélite da Terra, os EUA chegaram ao topo da corrida espacial.




0 Responses so far.

Enviar um comentário