O que é? 


Ponte H é um circuito electrónico que permite que um micro controlador (ou semelhante) controle um motor DC, quer na sua direcção de rotação, quer na sua velocidade (com recurso a PWM). 
Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos a usar, como L293 e o L298. 


Como funciona?  


Para facilitar, começamos por ver o exemplo da imagem, esquecendo ligações ao circuito de controlo. 
Basicamente podemos usar 4 interruptores (montados como na imagem) e ao fazer o switch de 2 deles em simultâneo, conseguimos fazer com que a corrente flua numa ou noutra direcção no motor. 
Os interruptores devem ser accionados sempre em diagonal, pois se accionarmos os dois interruptores do mesmo lado, criamos um curto circuito! 
Outro melhoramento que pode ser feito à ponte H , seria a colocação de diodos entre as "chaves", pois quando a corrente não tem onde circular, no caso de o motor parar, ela volta para a fonte de alimentação economizando assim o gasto de energia de uma bateria ou evitando que a corrente danifique o microcontrolador, por exemplo. 


Aplicar semicondutores: 


Agora que já está claro o funcionamento de uma ponte H, usando interruptores, vamos trocar estes últimos por transístores ou MOSFETs. 

Aqui começa-se a decidir que tipo de componentes vamos usar, para controlar o nosso motor. 
Se o motor precisar de pouca potência e para uma montagem mais simples e barata, podemos usar transístores. Se o motor for de uma potência já considerável, os transístores embora funcionem na mesma, não teremos a mesma performance e leva ainda à utilização de grandes dissipadores. 

Acrescenta-se ainda alguns dados importantes: no arranque o motor está em “curto-circuito” e precisa de uma enorme corrente para arrancar e os MOSFET’s são mais resistentes a este picos de corrente, além disso permitem a que haja mais passagem de corrente com um aquecimento menor que os bipolares.

Problemas no uso de MOSFET's: a tensão na gate tem de ser cerca de 3V a 4V superior que a tensão que na source. Isto faz com que tenha de se utilizar 2 alimentações, sendo uma 4V superior à outra ou então usar apenas uma, mas a tensão ao terminais do motor cai 4V abaixo da tensão da ponte H.

Circuito exemplo, com MOSFET canal N.


4 Responses so far.

  1. Boas,

    Muito bem, lição aprendida! O único problema é que este símbolo que tu chamas MOSFET... Tens de rever isso. Se for um MOSFET tem de ter "a seta" ligada à Source, assim fica muito incompleto.

    Abraço,

  2. Como podes consultar aqui (http://ltodi.est.ips.pt/beirante/electronica1/Acet_MOSFET.pdf) esses simbolos também representam MOSFET's.... apenas não são do mesmo tipo que tu descreveste.

    Os que descreveste são os comuns MOSFET de potência, como o IRF530 ou IRF9530...

    O esquema foi recolhido da internet e era apenas para representar onde "trocar" os interruptores por MOSFET ou transistores ;)

  3. Boas, por acaso nao me podia dizer porque se usa diodo zenner em vez de um diodo normal?
    Obrigado desde já

  4. Olá.

    Os diodos representados são os diodos internos do MOSFET, não são diodos zener ;).


    Cumprimentos,

Enviar um comentário